Vícios de vinil

Tuesday, May 22, 2007

Absolvições Pretéritas

Pela incontornável data redonda , O meu 1º post vai para Still, compilação de vários registos entre 1978 e 1980, editado em vinil, em 81, pela Factory Records(qualquer semelhança da linha gráfica com a Farol é pura coincidência...)

Está Longe de ser genial. Na verdade(verdadeira), trata-se de uma fraca desculpa para uma compilação. O Substance e, até mesmo, o Closer, são bem superiores. No entanto, o disco 2, gravado ao vivo na Universidade de Birmingham , a 2 de Maio de 1980, (a derradeira performence ao vivo dos Srs) contém uma ou outra precisosidade.

Disco 2
"Ceremony" – 3:50 (registo único, ou único registo)
"Shadowplay" – 3:57
"Means to an End" – 4:01
"Passover" – 5:10
"New Dawn Fades" – 4:01
"Transmission" – 3:40
"Disorder" – 3:24
"Isolation" – 3:05
"Decades" – 5:47(enfim...vá.)
"Digital" – 3:52

Esta edição em vinil foi-me ofertada em 1990 e conta com mais de 17 aninhos nas minhas mãos (e está esgotada na própria editora).

A escolha é óbvia, mas com tanta presença dos Srs nas Bandas que vão aparecendo(e desaparecendo) a uma velocidade infernal, apeteceu-me ir lá, ao fundinho do baú, dos (por vezes, dolorosos) pretéritos, tirar o pó a este; marca de uma juventude que habitou o subsolo, morta e moribunda às mãos da heroina e da loucura induzida, e Absolvê-lo.

Este sentimento de "impertença" está hoje mainstreamizado(hum?); as drogas são outras e eles, bem mais interessantes que nós, vivem estranhamente desinfelizes.

Absolvido que está, fica aqui, em complemento, o alinhamento e preferências do Disco 1

Disco 1
"Exercise One" – 3:06
"Ice Age" – 2:24
"The Sound of Music" – 3:55
"Glass" – 3:56
"The Only Mistake" – 4:17
"They Walked in Line" – 2:47
"The Kill" – 2:15
"Something Must Break" – 2:48
"Dead Souls" – 4:53 !!!!( bem conhecida pela mão dos Nine Inch Nails, Sô'tôra)
"Sister Ray" – 7:36

Trivialidades: À passagem do seu (deles) 30º aniversário, está para breve( julgamos) a adiada biografia de Ian Curtis, por Anton Corbijn - "Control", recentemente apresentada no Cannes.

P.S. : O facto deles fazerem 30 anos e de eu já ter feito os meus, nada tem que ver com a escolha deste para meu 1º post. Que não restem dúvidas, hein? Ai!...Mau!...

No comments: